Maple Bear João Pessoa

/

jul 15, 2024

Você sabe como escolher a escola do seu filho?

AUTOR

Maple Bear

ASSUNTO

Educação Infantil

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

Escolher a escola ideal para seu filho é uma decisão crucial que impacta significativamente seu desenvolvimento nos primeiros anos de vida. É nesse período que se formam as bases fundamentais para o aprendizado e para estimular a criatividade das crianças.

Ao iniciar a busca pela escola, muitos pais se deparam com uma variedade de critérios a considerar. Alguns priorizam a proximidade geográfica, outros o método pedagógico e a qualificação dos professores. Há também aqueles que buscam oportunidades de aprendizado em um segundo idioma desde cedo.

Quando se fala em bilinguismo infantil, muitas dúvidas surgem a respeito do tema. Meu filho vai conseguir aprender duas línguas ao mesmo tempo? Não vai haver atraso na aprendizagem da Língua Portuguesa? A criança não vai confundir os idiomas? E as respostas para estas perguntas são bastante animadoras. Pesquisas indicam que crianças educadas em um ensino bilíngue desenvolvem competências na nova língua e tendem a ter melhor desempenho também na sua língua materna.

Um estudo recente, elaborado por Elizabete Villibor Flory, doutora pelo Instituto de Psicologia da USP, e Maria Thereza Costa de Souza, professora associada do mesmo Instituto, aponta que aprender um segundo idioma quando criança é benéfico em vários sentidos. As pesquisadoras defendem vantagens comunicativas, como melhor relacionamento com a família e maior sensitividade para línguas e comunicação transnacional. Na questão cultural, o bilinguismo amplia a visão de mundo dos estudantes. Além disso, desenvolve as funções cognitivas das crianças, que passam a ter mais flexibilidade e rapidez de pensamento. É durante essa fase que os pais devem buscar escolas que ofereçam um ambiente propício ao desenvolvimento integral.

Além de decidir se as crianças devem ir para uma escola bilíngue ou regular, os pais também devem prestar atenção na metodologia de ensino, nos materiais didáticos específicos para cada idade e no que a escola pode agregar ao desenvolvimento da criança.

Um bom exemplo é questionar se há um espaço onde as crianças também possam desenvolver suas habilidades sociais e motoras, curiosidade, explorar o ambiente e materiais, testar hipóteses, estímulo à leitura, oficinas de arte e esportes, entre outras atividades que ampliem o processo de aprendizagem, além do conhecimento puramente acadêmico.

Por isso, ao visitar as escolas observe:

Escolher a escola certa para seu filho envolve considerar diversos aspectos que vão além do ensino acadêmico. É uma decisão que moldará não apenas o futuro acadêmico, mas também o desenvolvimento pessoal e social da criança.

Na Maple Bear João Pessoa, estamos comprometidos em oferecer um ambiente educacional que prepara nossos alunos para os desafios do mundo moderno, desde cedo.

Nossas salas de aula são amplas e estruturadas para estimular o desenvolvimento intelectual, linguístico, pessoal e social dos alunos. Os espaços são projetados para que os professores possam focar individualmente nas necessidades de cada criança, proporcionando um aprendizado estimulante, envolvente e prazeroso.

Além disso, no programa pedagógico da Maple Bear, o aluno é envolvido no processo de aprendizagem. Ele recebe a formação que o estimula a buscar as informações e desenvolver habilidades de raciocínio. O currículo leva em conta, ainda, a cultura local, bem como as regulamentações educacionais brasileiras através da BNCC, atendendo às expectativas pedagógicas dos pais e da sociedade na qual as crianças estão inseridas.