Maple Bear João Pessoa
/
mar 20, 2023Incentivando a criatividade e a curiosidade através da leitura
AUTOR
Maple Bear
ASSUNTO
Educação Infantil
TEMPO DE LEITURA
5 min
COMPARTILHE
Maple Bear João Pessoa
/
mar 20, 2023AUTOR
Maple Bear
ASSUNTO
Educação Infantil
TEMPO DE LEITURA
5 min
COMPARTILHE
Você sabia que cada tipo de texto requer diferentes habilidades para ser lido? Ler um texto literário não é o mesmo que ler uma reportagem ou as instruções de um jogo, por exemplo. A literatura exige um olhar diferenciado sobre o texto, repleto de interpretação e senso crítico. Aliás, nem todos os leitores são capazes de analisar, selecionar e inferir informações de um texto literário, e é por isso que o letramento literário é tão importante desde os anos iniciais da Educação Infantil.
O termo letramento diz respeito à utilização da leitura e escrita dentro de um contexto social, e é diferente do que conhecemos como alfabetização que seria a mera apropriação do sistema alfabético. Indivíduos letrados compreendem e interpretam as diversas formas de escrita ao seu redor, utilizando-a com autonomia.
O letramento literário é a aplicação dessas capacidades à literatura e vai além da habilidade de leitura, buscando formar leitores que possam inserir a literatura em sua comunidade, utilizando-a como ferramenta cultural e desenvolvendo significados para si e para o mundo em que vivem.
Os professores desempenham um importante papel na mediação entre os livros e os alunos e aqui estão 5 práticas que são utilizadas em sala de aula na Maple Bear João Pessoa para desenvolver o letramento literário, e que também podem virar dicas e ser adaptadas para momentos na sua casa!
1 - Proporcione um momento prazeroso e estimulante para a leitura
Através dos livros, é possível conhecer lugares, visitar cenários e experimentar sensações. A leitura deve ser um momento de exploração e conexão. Criar um cantinho da leitura, permitir que as crianças escolham qual será a história do dia e utilizar técnicas de narração (como mudar a voz, fazer pausas dramáticas e até mesmo usar adereços) tornam o momento da leitura lúdico e interativo.
2 - Estimule as crianças a fazer perguntas
Além de auxiliar na compreensão da narrativa, fazer perguntas sobre o texto é uma estratégia eficaz para desenvolver a percepção de pistas na história. Essa abordagem facilita o raciocínio e ajuda as crianças a tirar o máximo proveito da história, identificando informações importantes e fazendo conexões significativas.
3 - Realize rodas de leitura ou promova momentos de interação sobre os livros que estão sendo lidos pelas crianças
As rodas de leitura são uma importante ferramenta de incentivo ao letramento literário, especialmente quando o educador não apenas questiona as crianças sobre se apreciaram ou não o livro, mas sim utiliza desses momentos para o desenvolvimento da linguagem oral. Com a participação nessas rodas de leitura, as crianças podem fazer as próprias interpretações da narrativa e criar previsões, analisar gravuras, ampliar o vocabulário, debater pontos de vista, entre outras capacidades.
4 - Esteja atento aos interesses das crianças
É importante percebermos as preferências e curiosidades das crianças, buscando livros que despertem o seu interesse. Isso pode incluir livros de ficção, revistas em quadrinhos, biografias, entre outros formatos. Quando a leitura é feita a partir do interesse da criança, ela se torna uma atividade prazerosa e auxilia na criação de vínculo com os livros.
5 - Incentive a criatividade
O uso livre da imaginação das crianças através da leitura é uma forma poderosa de desenvolver suas habilidades cognitivas. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é proporcionando acesso a uma ampla variedade de livros, que abordem diferentes temas, estilos e gêneros literários. Outra ótima estratégia é permitir que as crianças criem as suas próprias narrativas a partir do que leram.
As práticas de letramento literário, dentro de um planejamento que prioriza o protagonismo das crianças desde os anos iniciais, contribuem para o desenvolvimento da leitura crítica, formando agentes ativos que utilizam da literatura por diversas razões no campo social.
E você, já usa alguma dessas estratégias com as suas crianças?
Esse texto foi escrito por Ms. Beatriz Lauria, que é professora da Maple Bear João Pessoa na educação infantil. Além disso, Ms. Bia é apaixonada por livros e adora contar histórias.