Maple Bear João Pessoa

/

set 05, 2024

Como os especialistas podem apoiar o desenvolvimento da minha criança?

AUTOR

Rayanne Lima - Psicóloga

ASSUNTO

Educação

TEMPO DE LEITURA

5 min

COMPARTILHE

“A minha criança foi encaminhada para realizar acompanhamento com especialista - e agora?"

Ao longo do desenvolvimento infantil, muitas mudanças ocorrem e, por vezes, parece que cada fase é uma caixinha de surpresas. Entre comportamentos novos que surgem todos os dias e os sentimentos e as vontades próprias, a sua criança vai se desenvolvendo. É comum que, em uma visita rotineira ao pediatra ou na reunião da escola, os profissionais que acompanham a criança façam um encaminhamento para especialista. 

Como educadores (seja em nossa função parental ou profissional) é importante conhecermos a atuação desses especialistas, a fim de compreender o que cada um pode/deve fazer por nossas crianças. Não é pouco comum ouvirmos falas como "levei na psicopedagoga para ela diagnosticar se meu filho é autista" ou "a psicóloga passou um remédio para meu filho tomar antes de dormir". Essas falas indicam uma confusão no que se refere às atribuições de cada profissional e, quando essas confusões acontecem, o maior prejuízo fica para a criança.

O melhor para as crianças, para os pais e para os profissionais é que essas funções fiquem bem claras, assim as crianças podem ser assistidas de maneira adequada, quando receberem o encaminhamento.  Mas, o que esse encaminhamento significa?

Nesses casos, é provável que a sua criança esteja precisando de um acompanhamento individualizado para que alguma área do seu desenvolvimento receba estimulação direcionada.

Os encaminhamentos nem sempre indicam que há algo errado, mas que um especialista pode favorecer o desenvolvimento de determinadas habilidades. Por isso, é importante saber qual é a função de cada profissional.

Neuropediatra

Médico especialista em Neurologia Infantil. Especialista que avalia e intervém em possíveis alterações neurológicas associadas ao desenvolvimento e maturação do sistema nervoso (por exemplo: epilepsia, TEA, TDAH, etc.). Quando houver necessidade, pode receitar o uso de medicamentos.

Psiquiatra

Médico especialista em Psiquiatria. Avalia e trata transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão. Quando houver necessidade, pode receitar o uso de medicamentos.

Neuropsicólogo(a)

Psicólogo com especialização em Neuropsicologia. Especialista que realiza avaliação neuropsicológica das funções cognitivas, executivas e socioemocionais. A avaliação geralmente dura entre 6 e 8 semanas e, ao final, o profissional emite um laudo com uma conclusão sobre o desenvolvimento da criança. Essa conclusão envolve um detalhamento do perfil cognitivo e não necessariamente precisa chegar a um diagnóstico.

Psicólogo(a)

Especialista que realiza intervenções voltadas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e comportamentais. Além disso, também faz orientação parental. Comumente, o acompanhamento é realizado uma vez por semana. Não prescreve medicamentos.

Psicopedagogo(a)

Especialista que avalia e intervém nas alterações de aprendizagem da criança/adolescente. Essas alterações podem ser tanto dificuldades como habilidades acima do esperado para a faixa etária.

Fonoaudiólogo(a)

Especialista que avalia e intervém nas dificuldades de comunicação, fala e linguagem. Comumente, auxilia no aumento do repertório de palavras, produção adequada dos fonemas e organização do discurso.

Terapeuta ocupacional

Especialista que avalia e intervém no desenvolvimento motor. Estimula habilidades de coordenação motora, equilíbrio e noção de espaço. Além disso, ensina atividades de vida diária (AVD’s), como vestir-se, alimentar-se e escovar os dentes.

Agora que você já sabe a função de cada um desses profissionais, é importante procurá-los sempre que houver indicação, sabendo que esse acompanhamento certamente irá favorecer o desenvolvimento da sua criança.

Autora do blog


Esse texto foi escrito por Ms. Rayanne, que é psicóloga da educação infantil na Maple Bear João Pessoa. Além de trabalhar na educação, Ms. Rayanne também é psicóloga clínica e, no seu tempo livre, adora ler e escrever.