Maple Bear João Pessoa

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mai 24, 2023

Como ajudar a sua criança a desenvolver o autogerenciamento?

AUTOR

Maple Bear

ASSUNTO

Educação Infantil

TEMPO DE LEITURA

5 min

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O autogerenciamento é uma habilidade que se refere à gestão de si mesmo, e é crucial para o sucesso pessoal e profissional de qualquer pessoa. É por meio dela que somos capazes de organizar nossas vidas, carreiras e alcançar nossos objetivos. Mas, será que essa habilidade é exigida apenas de adultos? Ou nossas crianças também precisam treinar tal competência?

Estimular o desenvolvimento do autogerenciamento ainda na infância faz com que os pequenos se sintam mais seguros e mais capazes de desenvolver algumas atividades com autonomia. Para isso, é essencial que os pais promovam oportunidades para que seus filhos executem pequenas atividades e se responsabilizem por tarefas que são possíveis de serem realizadas de forma autônoma, de acordo com a idade da criança.

Alguns passos importantes para incentivar essa habilidade incluem ajudar a criança a nomear os sentimentos, auxiliá-la a pensar em maneiras para resolver problemas, ensinar a criança a refletir sobre as escolhas que ela faz, incentivar a comunicação e o diálogo aberto sobre os problemas e, por fim, encorajar a criança a desenvolver algumas atividades de vida prática com autonomia. Ao fazer isso, os pais contribuem para que as crianças aprendam a se autogerenciar desde cedo, e com isso, elas tendem a se tornar adultos mais seguros, independentes e resilientes.

Então sim, o autogerenciamento é uma habilidade que precisa ser ensinada e incentivada desde cedo, e aos adultos cabe observar o processo de desenvolvimento das crianças e dar espaço para que ela possa exercitar essa habilidade. Quer saber como ajudar a sua criança a desenvolver o autogerenciamento? Observe algumas dicas simples que retiramos do livro “Devo ou não devo? Posso ou não posso?”

Todas essas atividades, separadas por faixa etária, já são possíveis de ser desenvolvidas pelas crianças sem precisar contar com o auxílio de um adulto:

Colocando em prática


2 anos: Guardar os próprios brinquedos, comer sozinha, tirar e colocar tênis sem cadarço, escolher o livro para os pais lerem à noite;
3 anos: Colocar a roupa suja no cesto, começar a organizar a mochila com os materiais da escola;
4 anos: Ir ao banheiro sozinho (com supervisão em relação à higienização) e organizar a mochila de roupas quando for dormir na casa da avó/tia/madrinha;
5 anos: Fazer a higiene pessoal quando vai ao banheiro, trocar de roupa, servir-se sozinha na mesa na hora da refeição;
6 anos: Ficar responsável por colocar a comida do cachorro e organizar o próprio quarto.

Informações

As informações desse texto tiveram como base o livro “DEVO OU NÃO DEVO? POSSO OU NÃO POSSO? Algumas possibilidades para ajudar pais e educadores nas tomadas de decisão”, e podem ser consultadas no capítulo ”Criança precisa se autogerenciar? Isso não é só para adulto?”.

Esse livro foi escrito por Lúcia Wolmer e Gabriela Miranda, diretora e vice-diretora da Maple Bear João Pessoa, respectivamente.