Maple Bear João Pessoa
/
abr 24, 2023Aprendizado e desenvolvimento infantil com mão na massa
AUTOR
MAPLE BEAR
ASSUNTO
Educação
TEMPO DE LEITURA
5 min
COMPARTILHE
Maple Bear João Pessoa
/
abr 24, 2023AUTOR
MAPLE BEAR
ASSUNTO
Educação
TEMPO DE LEITURA
5 min
COMPARTILHE
Eu tinha 5 anos e a aula era sobre como os povos indígenas utilizavam a argila para expressar-se artisticamente e para construir vários dos utensílios necessários no seu dia-a-dia. A professora trouxe argila para a sala e todos nós pudemos construir jarros, panelas e pequenos copinhos. Depois de prontos, pudemos decorá-los com tinta e um cotonete, tendo como modelo fotos de artefatos indígenas. Eu tinha 9 anos e estudávamos sobre reciclagem. A professora nos pediu para trazermos de casa revistas e jornais velhos. Em sala, cortamos os papéis, adicionamos água e deixamos a mistura descansar por alguns dias. Em outro dia, passamos tudo no liquidificador, adicionamos mais água e utilizamos umas peneiras para retirar o excesso de líquido da mistura. No dia seguinte, a mistura havia secado e pudemos descolar das peneiras folhas de papel reciclado, com as quais construímos cartazes de “reduza, reuse e recicle” e colamos por toda a escola. Esses são exemplos de algumas das aulas das quais me recordo que tive na infância. E não é por acaso. Como disse Benjamim Franklin, “Conte-me e eu esqueço, ensina-me e eu lembro, envolva-me e eu aprendo”.
A educação infantil e ensino fundamental são fases essenciais na formação das pessoas, pois é durante esses períodos que se estabelecem as bases do aprendizado e desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Nessas fases, é importante que sejam propostas atividades estimulantes e significativas, levando em consideração as características e necessidades das crianças. Uma das maneiras mais eficazes nesse sentido é o uso de atividades "hands on", ou seja, aquelas que proporcionam experiências concretas, através das quais as crianças podem explorar, manipular e experimentar com materiais e objetos.
As atividades "hands on" oferecem um aprendizado multissensorial e ajudam a tornar o processo de aprendizagem mais lúdico e prazeroso, estimulando a curiosidade, a imaginação e a autonomia. Esses aspectos são primordiais para o engajamento e motivação das crianças e para a criação de memórias duradouras. Essas atividades também proporcionam um ambiente favorável para o trabalho em equipe e o desenvolvimento de habilidades sociais, como a comunicação, a cooperação e a empatia.
Aqui na Maple Bear João Pessoa, aulas “hands on” acompanham o crescimento da criança e são propostas em todas as disciplinas. Elas constituem um aliado importante que complementa e enriquece outras atividades, como leituras, explicações e discussões. Seja manipulando objetos para enxergar as relações entre os números e operações matemáticas, colocando a mão em um saco com manteiga e depois mergulhando-a em um balde de água com gelo para compreender a proteção térmica oferecida pela camada de gordura em animais como ursos polares e baleias, ou recriando ilustrações de livros trabalhados. Dessa forma, oferecemos às crianças uma educação cada vez mais completa e equilibrada, que leva em consideração tanto as habilidades cognitivas quanto as socioemocionais, sempre nutrindo o interesse no aprender e criando memórias para a vida.
Esse texto foi escrito por Ms. Raisa Claro, que é assistente de coordenação e professora da Maple Bear João Pessoa no ensino fundamental 1. Além disso, Ms. Raisa gosta de ver filmes e jogar tênis.